Minicurso: Física e Python: Um casamento mais que perfeito!

Título do minicurso:
Física e Python: Um casamento mais que perfeito!

Professor:
Cristiano F. Woeller

Carga horária:

Cronograma:

Dias 10 e 12 (terça e quinta):

• Aula 01: Nesta aula irei inicialmente apresentar o Google Colab, o “Jupyter Notebook” do Google. Será nesta plataforma que iremos desenvolver todo o nosso curso em Python. Ainda nesta primeira aula iremos conhecer o básico de Python e o que a faz ser tão relevante para a comunidade científica;
  • Aula 02: Nesta aula iremos aprender sobre a biblioteca matemática Numpy [3] através de vários exemplos. Destacaria aqui a notação vetorial permitida em Python, que tornou o desenvolvimento do código muito mais prático e legível.

Dias 17 e 19 (terça e quinta):

• Aulas 03 e 04: Nesta segunda semana, iremos aprender tudo sobre figuras e gráficos (2D e 3D) em Python através da biblioteca Matplotlib [4].

Dias 24 e 26 (terça e quinta):

• Aula 05: Nesta aula iremos aprender a manipular e analisar dados de uma forma extremamente eficiente através da biblioteca Pandas [5]. Entre outras coisas iremos aprender como Pandas e Excel podem conversar de forma transparente;
  • Aula 06: Nesta última aula, iremos aprender como testar modelos Físicos através da biblioteca Scipy [6].

Informações adicionais:

*Professor:
O ministrante é o Professor Dr. Cristiano F. Woeller, que possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Paraná, pós-doutorado (2012 a 2013) pela Universidade da Califórnia (Santa Barbara), (2014-2016 e 2017-2018) pela Universidade estadual de Campinas (UNICAMP), (2016-2017) pela Universidade RICE, nos Estados Unidos e atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná.

*Inscrição:
Para participar do minicurso é necessário preencher o formulário (link
abaixo). Para receber a certificação do minicurso será necessário ter concluído pelo menos 75% da carga-horária total.

Link para o formulário: