PROVAR 2020/2021

O PROVAR – Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes tem sido realizado na UFPR, no presente formato, desde 2003.

Trata-se de um programa que possui várias modalidades, sendo que cada uma se subdivide em diversos subprocessos com características próprias. Assim, para facilitar e ampliar o engajamento de toda a comunidade nesse importante mecanismo da UFPR para ocupação das vagas remanescentes da graduação, apresentamos as principais informações sobre o calendário PROVAR 2020/2021.

As modalidades abaixo destinam-se exclusivamente a alunos da UFPR:

1. Mudança de turno: para cursos que funcionam em mais de um turno

2. Mudança de habilitação: para cursos com mais de uma habilitação – Licenciatura e Bacharelado, por exemplo

3. Mudança de campus: para cursos similares que funcionam em campi distintos da UFPR

4. Reopção de curso: destinada a estudantes da UFPR interessados em mudança entre cursos com currículos distintos. Neste caso, o curso de origem do aluno precisa ser identificado como curso afim pela Coordenação do Curso desejado.

A divulgação do Edital normativo e início de inscrições para essas modalidades ocorrerá a partir do dia 14/06/2021.

 

As modalidades a seguir são destinadas ao público externo à UFPR:

 

5. Reintegração: destinada a ex-alunos da UFPR que tiveram registro cancelado na UFPR que estejam interessados em reingressar em seu curso de origem;

6. Complementação de estudos: destinada a estudantes graduados em qualquer instituição de Ensino Superior interessados em ingressar na UFPR, para obter uma nova habilitação em curso ofertado pela UFPR;

7. Aproveitamento de Curso Superior: destinada a graduados de qualquer instituição de ensino superior interessados em ingressar na UFPR, para obter uma nova graduação em curso ofertado pela UFPR.

8. Transferência: destinada a estudantes com registro acadêmico ativo em outra instituição de ensino superior interessados em ingressar em curso ofertado pela UFPR. Neste caso, o curso de origem do aluno seja identificado como curso afim pela coordenação do curso desejado.

Para as modalidades 5, 6 e 7, está prevista a divulgação do Edital normativo a partir de 23/06/2021. A divulgação do Edital normativo para a modalidade 8 – Transferência – deverá ocorrer a partir de 01/07/2021. Esta modalidade também prevê a realização de uma prova objetiva no dia 15/08/2021, organizada pelo Núcleo de Concursos (NC).

 

Todas as informações pertinentes ao PROVAR 2020/2021 (editais, calendário, etc) serão disponibilizadas nos sites da PROGRAD (http://www.prograd.ufpr.br/portal/provar/) e do NC (https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Home). O PROVAR é regido pela Resolução 10/19-CEPE, constante no presente processo (Documento SEI 3565284).